Tecnologia
Dois dias dedicados à troca de conhecimento
A Mostrarob é promovida pelos alunos do IFSul e está na sua sétima edição, que teve quase 200 inscritos
Carlos Queiroz -
A Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob) está na sua sétima edição. O evento educacional é realizado anualmente pelos alunos do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), com o objetivo de destacar a importância da pesquisa e desenvolvimento de projetos técnico-científicos, incentivando a troca de experiências e conhecimento. O Campus Pelotas sedia as atividades, que tiveram início hoje. O encerramento ocorre amanhã.
A ideia surgiu em 2011 como uma competição de robótica por integrantes do LAB 14 (Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos do IFSul Campus Pelotas). O professor Rafael Galli é responsável pelo laboratório e conta que o espaço é destinado aos alunos, para colocarem em prática seus projetos. Porém, a cada ano o evento foi se expandindo e cada vez mais pessoas começaram a participar. Consequentemente, outras áreas do conhecimento passaram a ser envolvidas.
Em 2017 foram mais de 170 inscritos. Já neste ano, 23 instituições estão envolvidas, oriundas de cinco estados e totalizando 198 inscrições. É aberto um espaço para que estudantes possam integrar e expor seus projetos. Pela primeira vez, ainda alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental puderam participar. O organizador, Luis Otávio, explica que a Mostrarob está se consolidando como um grande evento e promovendo uma comunhão. "É o protagonismo do aluno", afirma.
A expectativa é que mais de mil pessoas passem pelo locais nesses dois dias, incluindo estudantes vindos da Argentina. Para a oitava edição, mais de 200 inscrições são esperadas. O diretor geral do Campus Pelotas, Carlos Anghinoni, vê na Mostra uma oportunidade para divulgar o trabalho da comunidade. Ele destaca a organização, feita pelos alunos, que se mobilizam entre si e têm total apoio dos professores e da direção.
Isso estimula os jovens a se tornarem cada vez melhores. Gabriel Lankanz é integrante do Curso de Engenharia Mecatrônica e sempre que pode participa de eventos expondo seus projetos. Ele elogia a Mostrarob, principalmente a estrutura. Além disso, para quem trabalha na área também é importante. Ainda de acordo com o professor Rafael, ver os resultados dessa ação é gratificante: "Supre uma carência".
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário